terça-feira, 20 de setembro de 2011

Como estou sempre inventando...

... moda na cozinha, hoje no final da manhã resolví fazer um pão. Este teria que ficar incrível porque o que fiz outro dia ficou uma M3#&@!


Fiz como faço os meus melhores pães: na intuição, sem receita. E deu certo! Nunca pensei que fosse ficar tão bom.


Fiz uma massa simples, sem nenhuma gordura, só com fermento, açúcar, sal, água morna, yogurte natural light e farinha de trigo. 


Cumprí todas as etapas, deixando cada uma delas descansar muito tempo, para o fermento fermentar fora do nosso estômago. Assim a massa não fica pesada e não ficamos "conversando" com o pão por horas depois de comê-lo.


A massa cresceu surpreendentemente, fiz no formato de broa e assei em um tabuleiro redondo não muito grande. 


Antes de deixar crescer na forma, molhei a mão, passei sobre a massa e polvilhei com farinha de trigo. Depois, com uma faquinha bem afiada, fiz cortes como os da broa de pão italiano.


Ficou lindo, cresceu muito e depois de frio parece que foi comprado na minha padaria favorita. Ficou muito bom!!!


Não adianta tentar dar a receita porque não medí nada. Fui fazendo na intuição, sentindo a massa nas mãos. Os meus melhores pães são feitos assim. Sempre que faço por receita, alguma coisa dá errado.




2 comentários: